Se num passado não muito longínquo as vozes criadas pela inteligência artificial soavam algo rudimentares e até distantes da sonoridade humana, hoje em dia a Inteligência Artificial gerou tecnologia que permite que essa voz pareça humana.
As vantagens da utilização da voz sintética são óbvias, sendo que o tempo é a maior de todas essas vantagens. Numa produção tradicional de um vídeo para publicidade, será difícil reunir, no mesmo dia e local, anunciante, ator de voz, gestor do projecto e equipa de pós-produção para pacientemente alterarem uma palavra no texto a fim de alcançar determinado mercado. Com a opção de locução sintética, a marca ou organização pode simplesmente escolher uma voz de que goste, seja uma voz existente ou criada para aquele projeto, e depois criar milhares de variantes de um anúncio em poucos cliques.
Contas feitas, todos ganham nessa situação: o ator, a marca ou organização e a empresa de soluções linguísticas e tecnológicas.
Há neste campo da Inteligência Artificial um ponto que deve ficar claro: a opção pela locução sintética deve ser vista como um serviço complementar à locução tradicional e nunca como um adversário. A escolha vai depender sempre do objetivo da marca, cliente ou organização.
Synthetic media não tem de ser só em ficção científica!
"Queria agradecer-vos pelo vosso empenhamento neste processo, que possibilitou que se tenha atingido o objetivo, de grande importância"